" No começo pensei que estivesse lutando para salvar seringueiras, depois pensei que estava lutando para salvar a Floresta Amazônica. Agora, percebi que estava lutando pela humanidade." - Chico Mendes


quarta-feira, 2 de março de 2011

A ' Natureza Impactante' do Agro

Como se sabe, o agronegócio, apesar de ser benéfico ao ser humano, influencia diretamente a natureza. Essa questão é tão importante que a candidata à presidência do nosso país, Marina Silva, chamou a atenção para o tamanho do problema. Ela disse: “Não é possível sustentar a queda no desmatamento com ações de força apenas. Precisamos de uma mudança profunda no modelo de desenvolvimento da Amazônia. Este é nosso desafio agora”.
Meus caros leitores, não vejam a candidata Marina como uma idealista. Ela expõe apenas o que todos nós não aceitamos ver ou por comodidade não queremos enxergar.
Mas, como a verdade sempre aparece, temos agora em pleno século XXI que tratar como emergência o aquecimento global (a terra está dentro de um microondas?), o aumento dos oceanos (alguém esqueceu a torneira aberta e agora o mar está entornando?), a falta de oxigênio (será que tem gente demais respirando?) e, quando vamos ver, estes problemas estão diretamente relacionados ao desmatamento que é a principal conseqüência do agronegócio.
Existem ainda aqueles que gritam: “Mas fazemos o reflorestamento! Plantamos Eucalipto!”.

Pergunto a estes se sabem o quanto é desgastante ao solo tal plantio. Esta planta é originária da Austrália, mas apesar de ter se adaptado muito bem no Brasil causa desequilíbrio do meio ambiente, como a drenagem dos solos, e pode chegar, devido ao avanço da monocultura, a transformar áreas em deserto verde.
Portanto, avançamos sim, o Brasil é hoje um dos maiores exportadores de café, açúcar, laranja e os derivados da soja(farelo e óleo) e estes representam hoje, para sua balança comercial, mais de 10,5 bilhões de dólares/ano. Um salve ! Mas este desenvolvimento tem custado caro ao meio ambiente.
E o que eu posso fazer? Você deve estar se perguntando isso. Confesso que não muita coisa se o ato for isolado. A ação só se torna relevante e obtém algum resultado se produz mobilização. Mas sabemos que existe todo um jogo de interesses econômicos envolvidos, e por isso todo o resto fica em segundo plano. E os que tomam esta causa como sua são quase (ou sempre) linchados.
Sendo assim fiquem tranquilos, plantem uma árvore em seus quintais em nome da consciência verde, e logo em seguida comam aquele churrasco saboroso com de quebra um milhozinho e aquela goiaba maravilhosa (e sem bicho), sem se preocupar com os metros quadrados que foram derrubados para isso.
Aquele Abraço.

Nenhum comentário:

Postar um comentário