" No começo pensei que estivesse lutando para salvar seringueiras, depois pensei que estava lutando para salvar a Floresta Amazônica. Agora, percebi que estava lutando pela humanidade." - Chico Mendes


quinta-feira, 3 de março de 2011

Impactos Ambientais Gerais do Agronegócio


O desenvolvimento sustentável da agropecuária é aquele que garante a manutenção a longo prazo dos recursos naturais e da produtividade; mínimo de impactos adversos aos produtores; retorno adequado aos investimentos; otimização da produção com o mínino de insumos externos; satisfação das necessidades sociais das famílias e comunidades rurais e satisfação das necessidades humanas de alimentos e rendas.
Com a evolução do agronegócio as fazendas tornam-se mais especializadas separando as atividades de lavoura e criaçao de gado. Houve a intensifição do uso de agroquímicos, fertilizantes e agua, sem os devidos cuidados com rochas, solos, águas superficiais e subterrâneas. Os agro quimicos ao contaminarem as águas subterrâneas ou rios, podem prejudicar a fauna silvestre e ameaçam a sua qualidade para o consumo humano.
Outra dimensão da degradação ambiental são as devastações da cobertura florestal e o manejo inadequado, que levam à degradação da estrutura física dos solos e , em consequência, facilitam os processos de erosão, que também ocorre por manejo inadequado das criações ou palntios.
O mais legal disso tudo é que a cada dia que passa os produtores estão mais conscientes das barreiras ambientais de responsabilidade social que vão ter que enfrentar cada vez mais intensamente para colocação de seus produtos no mercado internacional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário