" No começo pensei que estivesse lutando para salvar seringueiras, depois pensei que estava lutando para salvar a Floresta Amazônica. Agora, percebi que estava lutando pela humanidade." - Chico Mendes


quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Bem-vindos `` ... as Terras do bem-virá ``

Salve, salve internautas !
Antes de mais nada, sejam bem-vindos. Espero que esse espaço promova não só o conhecimento acerca do agronegócio, como também reflexões sobre tal atividade e, sobretudo, sobre a realidade do nosso país. Deixo assim de ante-mão que este colunista irá enfatizar as questões humanas que o agronegócio envolve. Fazendo jus ao lema proposto(fraternidade) e aos nossos “padrinhos:” Chico Mendes e Dom Helder Câmara. (Mais tarde o colunista irá dedicar um post só para eles)
Em primeiro lugar, acredito que em termos de conteúdo técnico, sobre o Agronegócio, o blog já apresentou uma introdução satisfatória.
1. A colega Appaloosa citou o tipo de produção,( monocultura privilegiando commodities) o desenvolvimento tecnológico promovido pela EMPRAPA,( Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária) além de questionar a forma como está ocorrendo a expansão agrícola no Cerrado.
2. Já “Leiloca” muito bem lembrou da expressividade da agricultura familiar para o país: “cerca de 1/3 do agronegócio brasileiro advém da produção agropecuária realizada pelos agricultores familiares”.
3. Sarah Valadares tentou nos mostrar o peso desse setor na economia do país, nas palavras dela: “O agronegócio brasileiro é responsável por cerca de 1/3 do produto interno bruto do Brasil, empregando 38% da mão de obra e sendo responsável por 36% das nossas importações. É o setor mais importante da nossa economia.
No entanto, ainda falta a esse espaço mostrar a visão de quem é mais afetado pelo agronegócio: Os trabalhadores e moradores das áreas rurais. Como já disse na introdução desse post, vou focar nas questões humanas dessa atividade. Portanto, nada melhor que indicar para vocês a “versão” de um movimento social sobre o agronegócio:
Em Segundo lugar, sei que esse post ficou extenso, mas se você teve a paciência de ler até aqui... Gaste mais um tempinho e veja um documentário chamado “Nas Terras do Bem-virá”.
E finalmente, no próximo post o colunista irá comentar sobre o documentário e fará uma breve apresentação dos nossos ”padrinhos”. Antes de me despedir, deixarei para vocês umas perguntinhas : Afinal de contas, o que é o tal de Agronegócio? Por que devo saber sobre isso? De que maneira ele afeta em minha vida cotidiana ?
Se quiserem responder o espaço de comentários está ai é para isso.
Até semana que vem, bom carnaval a todos ! =)

Um comentário:

  1. É bom ver colunas realmente escritas pelos membros do grupo.

    ResponderExcluir