" No começo pensei que estivesse lutando para salvar seringueiras, depois pensei que estava lutando para salvar a Floresta Amazônica. Agora, percebi que estava lutando pela humanidade." - Chico Mendes


sábado, 26 de fevereiro de 2011

Agronegócio



Segundo o economista Carlos José Caetano, o agronegócio é conceituado como a somatório das operações de produção, circulação e distribuição de suprimentos agrícolas, englobando também o conjunto de todas as operações da agricultura e dos negócios, desde os investimentos na pesquisa, envolvendo os setores de produção, processamento e comercialização, até o consumo final.
A agricultura moderna extrapolou os limites físicos da propriedade. Dependendo, cada vez mais, de insumos adquiridos fora da fazenda, e sua decisão do que produzir, quanto e como está fortemente relacionada ao mercado consumidor.


No Brasil, o agronegócio é fundamental para a economia do país, pois representa cerca de um terço de seu PIB e tem dado grande contribuição às exportações de commodities e produtos agro-industriais. Nos últimos anos tem-se percebido um crescimento muito significativo do agronegócio no Brasil, mas esse crescimento pode ainda ser maior ser for viabilizado com eficiência, tendo em vista o potencial demandado, se uma serie de ações forem implementadas (como maiores investimentos, mudança da política nesse setor e mudança no transporte ineficiente do Brasil - tendo em vista a sua grande extensão territorial e a grande perda de safras no transporte rodoviário).
Esta perda de produção, mencionado no exemplo anterior, é um grande empecilho ainda para o desenvolvimento deste setor da economia brasileira. Apenas nas estradas a perda de produção chega a duas sacas por caminhão!E o agricultor não tem culpa em relação a isto, pois é o caminhão que não tem qualidade para evitar isso, sem contar os péssimos estados das estradas brasileiras. O Brasil com esta grande extensão territorial que tem, deveria investir nas ferrovias e não nas rodovias, pois isso diminuiria muito o custo do transporte, além de evitar grandes perdas da produção, proporcionando a diminuição no preço final do produto e assim mais mercado que o queira.
Como o Brasil ainda está em processo de desenvolvimento do agronegócio, precisa de várias medidas para melhorá-lo. Não é apenas a logística brasileira que é ineficiente, mas também presenciamos o fato de o Brasil: não possuir uma visão de longo prazo e uma política agrícola sustentável, possuir grande concentração fundiária, utilizar mal os solos tornando-os inférteis. Existem outros problemas além destes mencionados.O que devemos fazer é cobrar do governo e da população para que possamos ter um setor econômico no país que não deixe de lado a sustentabilidade e que proporcione, ao mesmo tempo, uma melhoria na economia no país para todos os cidadãos brasileiros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário